Bahia sedia Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Evento acontece na Baha
Dayse Faleta

Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, o Centro Panamericano de Judô, localizado no município de Lauro de Freitas, sedia o Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica, nas categorias pré-infantil (09 e 10 anos) e juvenil (12 a 15 anos).

A abertura oficial acontece às 19h de terça-feira (30), com apresentação da Seleção Brasileira de GR, enquanto os dias de competição serão entre quarta e sexta-feira (31/10 e 02/11 respectivamente), sempre das 9h às 21h.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica em parceria com a Federação Bahiana de Ginástica, tendo o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que está investindo R$ 95 mil para aquisição de material promocional e de divulgação.

A competição contará, ao todo, com 192 pessoas, integrantes de 37 clubes dos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Bahia. Desse total, 35 são ginastas da categoria pré-infantil, 99 no juvenil e 58 pessoas da comissão técnica.

GR na Bahia – Na Bahia, existem mais de 20 centros de treinamento (escolas e clubes) que promovem a pratica desta modalidade. São, em média, 500 atletas de diversos bairros de Salvador e interior do estado.

Algumas ginastas baianas já vêm se destacando no cenário nacional nos últimos anos, a exemplo da atleta Keila Santos, do clube Gorba, de apenas 10 anos, já convocada pela Seleção Brasileira de base para defender o Brasil nos jogos Sul-Americanos na Colômbia neste mês de outubro. Keila e mais nove atletas baianas irão representar o estado no campeonato brasileiro, sendo que quatro delas defenderão títulos conquistados em 2017.